Há alguns meses, o mercado da aviação procura meios para tornar o abastecimento de aviões mais sustentável. Uma das alternativas que estava sendo estudada era a utilização do composto do etanol, que seria a mais viável para a redução da emissão de carbono.
Tendo isso em vista, após diversos estudos o EPA, Agência do Governo dos Estados Unidos que é responsável pela proteção ambiental no país, autorizou a utilização de bioquerosene como combustível para o abastecimento de aeronaves.
Combustíveis Alternativos
Até então, era utilizado como uma alternativa o combustível SAF, que possui componentes variados, tais como materiais reciclados e azeite de cozinha.
Mas, quando iniciaram os estudos sobre o uso do etanol, mostrou-se viável acrescentar esse composto ao SAF e transformá-lo em um combustível mais eficaz e sustentável.
Considerando isso, recentemente, nos Estados Unidos foi aprovado o uso do bioquerosene, que nada mais é que um biocombustível produzido por meio do etanol brasileiro.
Esse composto é gerado a partir da cana-de-açucar e, em 2010, foi classificado pela EPA como um biocombustível promissor. Isso, pois diminui em 50% as emissões de gases de efeito estufa quando comparado a combustíveis convencionais.
Com a aprovação do país e o recente interesse mundial em adotar medidas mais sustentáveis, há grandes possibilidades desse biocombustível passar a ser aceito e utilizado em grandes proporções no restante do mundo.
E afinal, a energia elétrica pode ser utilizada?
Quando trata-se de combustíveis, geralmente, surge a dúvida do porque não utilizar a energia elétrica para o abastecimento de aviões? Essa é uma alternativa viável. No entanto, só poderia ser implementada com a eletricidade advinda de baterias incorporadas aos aviões.
E esse seria o maior problema, pois para proporcionar energia suficiente ao avião, as baterias utilizadas seriam muito volumosas, mas principalmente pesadas! Isso atrapalharia na autonomia que o avião necessita ter para a sua locomoção.
Assim, a alternativa mais viável e sustentável no momento, permanece sendo o bioquerosene.